taxionomia

i am a reader not a spectator



segura os óculos com os dedos em acaso. responde: 'eu não escrevi a história. (...) Wim Wenders escreveu sobre Berlim. eu só escrevi os monólogos silenciosos, ele aplicou-os a Berlim. (...) eu não sei muito sobre anjos. seria muito céptico sobre 'o anjo' há vinte anos atrás...achei a ideia difícil e irreal.'.
e depois continuou. 'ás vezes deves escrever contra a tua opinião. eu decidi desistir da linguagem e dos problemas da linguagem. a cada dez, treze anos os escritores devem sofrer uma metamorfose. começa com o inferno, mas não é o inferno.'

'a minha opinião sobre teatro não é importante. tenho sempre medo de ir ver as minhas peças... eu sou um leitor de peças não um espectador.'

{images: 'wings of desire', dir. wim wenders, 1985. text: notas-síntese sobre o encontro com peter handke, lisboa, 7 novembro}